segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Natal


Feliz Natal


O Natal é festejado no dia 25 de Dezembro e é um feriado religioso cristão. Neste dia comemora-se o nascimento de Jesus de Nazaré, o filho de Deus. 

Embora seja tradicionalmente um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos. Os costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de Presentes e Cartões, a Ceia de Natal, Músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as Árvores de Natal, e guirlandas, presépios e o Pai Natal que é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.

O Pai Natal, é um senhor já de idade, gorducho de barbas fartas e brancas, trajado de fato vermelho que conduz um trenó puxado por oito renas. Este senhor tem um papel muito importante. Na madrugada de Natal, distribui presentes a todas as crianças de todo o mundo. Visita todas as casas, descendo pelas chaminés para deixar presentes debaixo das árvores de Natal, nas peúgas ou sapatos de todas as crianças (bem comportadas). Embora esta imagem que nos é familiar do Pai Natal tenha sido introduzida nos Estados Unidos a partir da Holanda no século XVII, e em Inglaterra a partir da Alemanha no meio do século XIX, as suas raízes remontam ao antigo folclore Europeu e influenciaram as celebrações do Natal no mundo inteiro.











A História do Menino Jesus


Era uma vez uma jovem chamada Maria que morava na cidade de Nazaré. A sua maior qualidade era ser humilde de coração.  Foi por isso que  Deus a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus. Então Deus enviou um anjo para falar com Maria, e o anjo Gabriel disse:
 - Maria, não tenhas medo! O Senhor é contigo! Trago boas novas. Deus está feliz contigo, porque tens sido uma boa pessoa,  então foste a escolhida para dar à luz o seu filho que darás o nome de Jesus.
Maria ficou muito feliz e agradeceu a Deus.
- Obrigada, Senhor! Porque me escolheste-te para ser a mãe do teu filho muito amado.

Passaram-se nove meses e a barriga de Maria já estava muito crescida e ela teve que viajar com seu esposo, José para Belém com a finalidade de registarem os seus nomes. 
Quando chegaram a Belém a cidade estava cheia de gente, muitas pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento e também era dia de natal, por isso José não encontrou nenhuma vaga nas estalagens da cidade,  estavam lotadas.

José falou com um dos donos de uma estalagem:
-Amigo, a minha esposa está prestes a dar a luz será que não tem um lugar onde  possamos ao menos passar esta noite?

- Só temos o estábulo, onde ficam os animaizinhos se você quiser podem passar lá a noite.

E lá se foram José e Maria para o estábulo. 

Era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu a luz o menino Jesus,  e envolveu-o  num lençol e deitou-o numa manjedoura cheia de palha fofinha.

No campo, estavam os pastores, cuidando das suas ovelhas, quando um anjo lhes apareceu e deu-lhes a notícia do nascimento do menino Jesus.
- Jesus, nasceu lá em Belém num estábulo sigam a estrela e vocês o encontrarão.
De repente apareceram muitos anjos cantando:
- Glória a Deus nas alturas e paz na Terra entre os homens de boa vontade.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes ao vê-lo. Também os três Reis Magos que Viviam no oriente avistaram a estrela, e seguiram-na até junto de Jesus, Maria e José.
Os Reis Magos levaram consigo para presentear o Menino Jesus ouro, incenso e mira. Regressando depois a suas casas.

O Presépio representa o local onde Jesus nasceu






Livros




Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para crianças de 2 a 3 anos, destinado a ser lido em voz alta/contado pelos pais ou educadores.

O Boneco de Neve Sorridente de Tina Macnaughton, M. Christina Butler

O Ursinho, a Raposinha e o Coelhinho passaram uma tarde bem divertida quando resolveram fazer um enorme boneco de neve sorridente. Mas, no dia seguinte, quando voltaram para brincar com ele, o boneco já não parecia tão feliz… O sorriso tinha desaparecido. O que fazer para ajudar o boneco a voltar a sorrir? Uma ternurenta história de amizade iluminada pelo brilho do boneco de neve que as crianças poderão seguir com os dedos.

Histórias de Natal
http://preparandonatal.wordpress.com/espirito-de-natal/



Receitas



Bonecos de Gengibre




INGREDIENTES
375g de farinha sem fermento
1/2colher de (chá) de fermento em pó
1 Colher de (chá) de bicarbonato de sódio
1 Colher de (chá) de gengibre em pó
1/4 de colher de (chá) de cravo-da-índia em pó
1/4 de colher de (chá) de pimenta da jamaica em pó (facultativo)
uma pitada pimenta-de-caeina 
1/4 de colher de (chá) de noz-moscada em pó
uma pitada de sal
125g de manteiga sem sal,à temperatura ambiente
1 colher de (sopa) sumo de limão acabado de espremer 
50ml de mel 
1 ovo batido
75g de açúcar amarelo
50ml de melaço preto 

Pré-aqueça o forno a 180C/gás 4
PREPARAÇÃO
Peneire a farinha,o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, as especiarias e o sal.
Misture a manteiga e o açúcar até obter uma mistura leve e cremosa. Adicione o ovo batido, o mel, o melaço e o sumo de limão e bata até ficar macio. Adicione os ingredientes secos e peneirados e bata novamente até ligar bem. Amasse levemente a massa,o suficiente para a ligar,depois envolva em película aderente e coloque no frigorífico durante 2 horas. Ao fim do tempo retire a massa das bolachas do frigorífico e coloque-a numa superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada. Estenda-a até obter uma espessura de 3-4 mm. Utilize o corta massa em forma de boneco de gengibre para,recortar cuidadosamente as figuras disponhas os bolinhos nos tabuleireiros previamente untados de manteiga e polvilhados de farinha. Junte as sobras da massa amasse e volte a estender para recortar mais figuras.
Leve as bolachas ao forno pré-aquecido num tabuleiro a meio altura, durante cerca de 10 a 12 minutos, ou até ficarem firmes e as extremidades começarem a ficar castanhas. Deixe arrefecer os biscoitos no tabuleiro durante cerca de 5 minutos antes de os transferir para uma grelha para arrefecerem completamente.






Actividades


Valências: Pré-escolar e 1º Ciclo.
Idades: Dos 2,5 aos 10 anos

Bola de vidro com purpurina e água






Como fazer um anjinho de Natal com pauzinhos de gelado


Árvore de Natal  com rolhas

Pai Natal com papel de borracha

Enfeites de cortiça para a árvore de Natal ou imans para o frigorifico
Grinalda com vela feito com prato do papel



Anjo de Natal feito com prato de papel






Boneco de Neve feito com garrafa de água


Rena feita com saco de papel




Postais de Natal

Postais de Natal








Os Três Reis Magos




Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.
O dia de Reis celebrava-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus. Em alguns países é no dia 6 de Janeiro que se entregam os presentes.

A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos, contudo esta palavra também era usada para designar os astrólogos. Isto fez com que, inicialmente, se pensasse que estes magos eram sábios astrólogos, membros da classe sacerdotal de alguns povos orientais.
Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica, aliás algumas pinturas dos primeiros séculos mostram 2, 4 e até mesmo 12 Reis Magos adorando Jesus. Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior), tendo-se também atribuído a cada um características próprias.

Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (europeia); Gaspar representaria a raça amarela (asiática); por fim, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana). Estavam assim representadas todas as raças bíblicas. Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens da Terra. Esta ideia só surgiu no século XVI. 

Para além desta simbologia, pela cultura cristã, os Reis Magos simbolizam que os poderosos e abastados devem curvar-se perante os humildes, despojando-se dos seus bens e colocando-os aos pés dos demais seres humanos, ou seja, devem partilhar a sua fortuna com os mais pobres.
  
Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:
  • Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;
  • Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;
  • Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.
Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra) e o seu sofrimento na terra.

Estes três presentes também faziam lembrar o entendimento que na Idade Média se tinha da Santíssima Trindade: o Pai era visto como o sacerdote, o Filho como o rei, e, finalmente, o Espírito Santo como produtor.







1 comentário: